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Para Pensar...

"O brincar é a atividade predominante na infância e vem sendo explorado no campo científico, com o intuito de caracterizar as suas peculiaridades, identificar as suas relações com o desenvolvimento e com a saúde e, entre outros objetivos, intervir nos processos de educação e de aprendizagem das crianças."
Scheila Tatiana Duarte Cordazzo; Mauro Luís Vieira

Jogo, brinquedo e brincadeira

terça-feira, 7 de outubro de 2008 - - 2 Comments


Segundo Kishimoto, em seu livro Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação, definir jogo, brinquedo e brincadeira são tarefas difíceis. Segundo ela, esses coceitos variam de acordo com o contextoe em que estão iseridos. Por exemplo, a boneca é um brinquedo qunado uma criança brinca de "filhinha", porém este mesmo objeto torna-se um símbolo de divindade em certas tribos indígenas.
Diferenças básicas entre Jogo - brinquedo - brincadeira:

Jogo - É resultado de um sistema linguístico que funciona dentro de um contexto social, formado por um sistema de regras e materializa-se em um objeto;

Brinquedo - todo objeto utilizado para brincar ou jogar;

Brincadeira - Possui uma relação direta com a crinaça, não tem determinação quanto ao uso e nãopossui nenhum sistema de regras.

Portanto, neste contexto, podemos analizar da seguinte forma:
O futebol enquanto há competição formal é denominado jogo,pois devem ser seguidas rigorosamente as regras. Porém numa forma mais informal, numa "pelada", denomina-se uma brincadeira por não respeitar tanto as regras. Por fim, a bola, objeto utilizado para concretizar, é chamado de brinquedo.

This entry was posted on 21:34 You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

Kédma Patrinni disse...

Muito bom! De forma simplificada e objetiva você expressou corretamente a definição de jogo, brinquedo e brincadeira. Parabéns e muito obrigada por sua colaboração.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
  • Referências de Livros

    • KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1999